TÍTALO - Vela de cruzeiro acessível a todos

Radical III
Miguel Mourão
Fri 23 Jul 2010 00:08

Prefácio – foi intenção dos autores utilizar uma linguagem apelativa de modo a incentivar e democratizar a modalidade.

 

O que é velejar?

Para si, citando um amigo do Cdte. Pereira Coutinho, os desportistas náuticos estão de parabéns: “A condição das embarcações através de uma linguagem têm à disposição um excelente trabalho de um marinheiro”.

 

O que é navegar à vela?

Se o desenhador do yacht tiver feito um bom trabalho, deverá ser fácil com o manual de instruções aprender e dominar um barco à vela moderno. Contudo, é necessário compreender as forças aerodinâmicas implicadas.

Para fazer o barco avançar usando o vento há que haver vento! Ora, isto não só parece um conceito do famoso francês de La Palice, como assim é.

No entanto a escala Beaufort criada pelo Almirante Francis Beaufort em 1805 nada diz acerca da rejeira, nem tampouco dedica uma única linha à boça.

Podemos no entanto inferir que os Alto-Estratos não são uma categoria social mas sim uma fina nuvem que se desenvolve acima dos 5.000 metros de altitude.

 

Como começar à navegar à vela?

A época em que a vela era um desporto de elite acabou há muito. Hoje, este desporto já pode ser praticado pela classe alta da sociedade.

 

Escolher um Yacht:

Para que serve um Yacht?

Citando George William Curtis: “o que assegura uma viagem próspera não é tanto o barco mas a perícia do velejador”. E nós acrescentamos: é tão ou mais importante o amantilho ao próprio alcatrate não descurando nunca o controlo do cunningham.

 

Este texto é dedicado a quem contribui para que estejamos nós aqui e agora ao serviço deste desporto de massas.

 

Agradecimentos:

·        Obrigado Mãezinha que foste a origem.

·        Obrigado Joana que emprestaste o livro

·        À estrela do Mar que tinha a ponteira

·        Uma nota ao Sr. Parker

·        Obrigado à ciência pela fantástica descoberta do anti-aderente nos trens de cozinha que não utilizamos

·        Como esquecer o alto patrocínio da PT que fez o envio wireless para este site

·        Obrigado ao Capitão que nos soube sempre ensinar regras de conduta e educação. Recordamos com saudade as suas palavras de carinho “OLHA A TEKA” ou “OLHA O COCHIM”, e que nunca nos permitiu empregar no seu site as expressões “gaijas” e “có-có”. As tarefas eram sempre divididas por todos a bordo, ora era o Victor ora era o Rui.

·        Obrigado ao Sérgio pela bateria que nos ofereceu que quase compensava a roupa molhada pela água que entrou pelo danificado alboy de proa.

·        Obrigado à Rita por nos ires buscar Domingo dia 25 às 14.30h na recepção da Marina de Lagos.